Sou nutricionista especialista em infertilidade e gestação de alto risco, na abordagem integrativa. Trato mulheres inférteis há mais de 4 anos. Minha abordagem baseia-se no conceito DOHaD (Origens Desenvolvimentistas da Saúde e Doenças), e ao abraçar este conceito, abraçamos também a crença de que cada momento na vida de uma mãe com seu bebê é precioso e tem um impacto duradouro.
É por isso que os protocolos são projetados para cuidar de você durante todo o período pré-gestacional e gestacional, com o objetivo de que nada esteja fora do trilho para a grande chegada. Sabemos que alcançar o sonho de levar para casa uma criança no seu maior potencial de saúde, é um objetivo profundo e pessoal.
Por quatro longos anos, vivi a angústia de testes de gravidez que nunca mostravam o tão desejado positivo. Ver outros casais concebendo sem esforço, muitas vezes sem sequer planejar, era um fardo emocional.
Minha busca pelo tão sonhado positivo finalmente se concretizou quando engravidei do meu primeiro filho. No entanto, aos sete meses de gestação, descobri que meu filho não sobreviveria por muito tempo. Múltiplas malformações, incompatíveis com a vida após o nascimento foram diagnosticadas, além da minha própria vida em risco devido à pré-eclâmpsia.
A obsessão pelo conhecimento me levou a estudar o desenvolvimento embrionário, a fisiologia e o metabolismo materno, bem como os mecanismos envolvidos na gestação humana.
A avaliação completa da saúde e estilo de vida da paciente, levando em consideração fatores como dieta, histórico médico, estresse e outros aspectos que podem afetar a fertilidade.
Em alguns casos, são recomendados suplementos vitamínicos ou minerais para garantir que a paciente atenda a todas as suas necessidades nutricionais, especialmente quando a dieta por si só não é suficiente.
Com base na avaliação, é criado um plano de alimentação personalizado que atende às necessidades nutricionais específicas da paciente. Isso pode incluir a recomendação de alimentos ricos em nutrientes essenciais para a saúde reprodutiva.
A inflamação crônica pode afetar negativamente a fertilidade. Meu papel é de sugerir alimentos e estratégias para reduzir a inflamação no corpo da paciente.
Manter um peso saudável é fundamental para a fertilidade. Ajudo a paciente a atingir e manter um peso adequado por meio de um plano alimentar equilibrado.
O estresse pode ser prejudicial para a fertilidade. Eu ofereço orientações sobre práticas de redução de estresse, como meditação e relaxamento, que podem melhorar a saúde emocional e física da paciente.
Um sistema imunológico equilibrado é importante para o contexto da fertilidade. Meu objetivo é oferecer alimentos e nutrientes que fortaleçam o sistema imunológico.
Além de me concentrar na fertilidade, também me preocupo com a saúde geral da paciente, o que pode melhorar o sucesso da gestação e a saúde a longo prazo.
O melhor momento para você cuidar da sua saúde é agora. Você está preparada para toda essa mudança na sua vida?
Preencha nosso formulário para receber nosso PDF de Referências Laboratoriais com os valores de exames ideais para quem deseja engravidar!